quinta-feira, 16 de julho de 2009

Reciclar é bom



Aprenda a reciclar as sobras de alimentos: do feijão, faça sopa. Com arroz, cenouras cozidas, carne assada ou o que restou da bacalhoada prepare deliciosos bolinhos.

Frutas azedas ou maduras demais viram compotas, geléias e recheios para bolo.
Usando a criatividade, exercitamos a cabeça, evitamos o desperdicio e economizamos em nosso bolso.

Mais informações sobre alimentos e consumo consciente acesse: Instituto Akatu

Reciclar alimentos é uma alternativa barata e prazerosa, é o caminho para o combate à fome e a miséria. Na reciclagem de alimentos e aproveitamento de restos vegetais encontra-se saúde de uma forma barata e econômica.

Escolher uma dieta saudável é um pouco complicado no início, visto os costumes e conceitos alimentares que a pessoa traz consigo. No entanto, à medida que se conhece osalimentos e sua composição, tudo fica mais fácil.

Considerando-se que o corpo necessita de uma alimentação balanceada para se desenvolver e que na maioria das vezes isso não ocorre, uma das alternativas, fácil e barata, é a reciclagem e o reaproveitamento de restos vegetais normalmente jogados no lixo.

Para tanto, precisa-se primeiro deixar de lado preconceitos e costumes que, por vezes, trazemos de berço.

Há muitas ervas que já foram utilizadas na alimentação e que hoje não a são mais. Exemplo disso é a serralha, outrora usada em saladas, e a tanchagem que, além de ser um ótimo antiinflamatório, no período colonial fazia parte da feijoada preparada pelos escravos. Hoje estas plantas são consideradas pragas de pastos e jardins.

Num mundo como de hoje, onde e economia caseira é imperativa, a alimentação alternativa serve para diminuir os gastos com alimentação.

Deve-se acostumar mais a tomar chás naturais, sucos de frutas e deixar de lado os produtos industrializados, por vezes menos nutritivos e saudáveis.

A alimentação alternativa a que se refere aqui consiste no aproveitamento total dos alimentos, mormente os vegetais.

Se se observar a rotina da dona de casa, ver-se-á que geralmente ela descasca, por exemplo, a abóbora antes de cozinhá-la. No entanto o seu cozimento com a casca impedeque nutrientes importantes se percam. Por outro lado, a água do cozimento, que geralmente é desprezada, pode ser aproveitada para a confecção de sopas e sucos. Outroprocedimento seu é retirar e jogar no lixo as folhas da beterraba, da cenoura e de outros vegetais. Acontece que essas mesmas folhas ou cascas que são jogadas no lixo podem ser aproveitadas para se fazer bolinhos, tortas salgadas ou doces, sopas e caldos. Mesmo o brócolis, totalmente aproveitável em outras sociedades, no Brasil dele só é usada ainflorescência. O mesmo acontece com o couve-flor e o espinafre, cujo talo é normalmente desprezado.

Por estes motivos — mudança de hábitos arraigados desde a infância, enfrentamento de tabus e prescrições alimentares e mesmo o descaso de outros — é que o aproveitamento total de alimentos é um desafio.

No entanto, quando adotado, ele logo mostrará seus resultados, nutricionais e econômicos.

Como já foi citado,o desperdício de alimentos no mundo é enorme. Isso também acontece no Brasil, talvez em maior intensidade que em outros países.

O Brasil é um dos maiores produtores de frutas do mundo, mas quase a metade, cerca de 10 milhões de toneladas, do que aqui é produzido se perde e as principais causas são os problemas de colheita, a falta de embalagens específicas a cada fruta, seu transporte e conservação, e principalmente seu desperdício promovido pelo intermediário e pelo consumidor final.

A quantidade de frutas que é desperdiçada no Brasil é equivalente ao que produzem juntos Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Peru, observando-se ser o primeiro também um grande produtor.

O desperdício total de alimentos no Brasil, não contando o que é desprezado pelas donas-de-casa, é de aproximadamente 9 bilhões de toneladas/ano.

Esse quadro pode ser revertido pela educação.Como o problema a nível macroeconômico é de difícil solução por envolver diversas variáveis, deve-se iniciar essa educação no ciclo básico das escolas, sejam públicas ou não, principalmente na disciplina de Ciências, que pode trabalhar de uma forma diferenciada e por ser mais afeita à nutrição. Isso, no entanto não quer dizer que as demais disciplinas devam ficar ausentes; ao contrário, o ideal seria uma integração de todas as disciplinas voltadas para o problema.

Um dos fatores que facilita o ensino é que os alunos ainda não petrificaram totalmente os tabus, prescrições e hábitos alimentares e são mais acessíveis a mudanças.

Além disso, irão transmitir o que aprenderam a seus pais, tornando-se desta maneira, multiplicadores do conhecimento adquirido.

No entanto, essa orientação não deve ser unicamente teórica. Há necessidade que o educando ponha em prática, em aulas práticas de culinária alternativa, o que aprenderam, além de se promover aulas degustação dos alimentos preparados.

O professor deve mostrar a eles que há outros vegetais, e indicar quais, que podem ser encontrados em fundos de quintais ou no mato, que também servem de alimento e não só os tatos, sementes, folhas, farelos, etc, de ervas tradicionais.

A produção desses complementos nutricionais pode ser feita através de uma tecnologia simples, fácil e de conhecimento universal: selecionar, lavar, moer, peneirar, secar, tostar e cozinhar.

A parte prática pode ser iniciada usando os restos da própria merenda escolar, cuja reciclagem seria também o lanche dos alunos e se estender, depois, para as casas dos alunos.

A adoção desse procedimento pelas escolas auxiliará no combate à desnutrição e subnutrição normalmente encontradas em alunos de escolas públicas, além de promover uma maior economia doméstica.

Quando aplicada à vida do dia-a-dia poderá não resolver o problema nutricional mundial, mas ao menos o amenizará a nível local e, quem sabe, estadual ou mesmo nacional.

É só preciso ter coragem de enfrentar os tabus e costumes e partir para a adoção do aproveitamento total dos alimentos.

Texto retirado de: http://users.matrix.com.br/mariabene

Recicle




Recheio de Casca de Abacaxi

INGREDIENTES:
1/2 xícara de açúcar
1/2 colher de chá de sal
1 xícara de casca de abacaxi picada
03 colheres de sopa de margarina
01 colher de sopa de suco de limão.

MODO DE PREPARO:
Misture os ingredientes, menos a margarina e o limão, e leve a cozinhar em fogo lento, mexendo constantemente, e ferva por 01 minuto.
Retire do fogo e junte a margarina e o suco de limão, misturando bem. Empregue.

Recheio de Cascas de Legumes e Frutas
(Cascas de Abacaxi, Cenoura, Mamão e Melancia)
(Também pode-se usar cascas de maçã, pêra, chuchu. Beterraba, nabo pêssego, caqui.)

INGREDIENTES:
1 xícara de chá de cascas de frutas e legumes variados;
1 xícara de chá de açúcar;
canela em pau a gosto.

MODO DE PREPARO:
Lave muitas bem as frutas e legumes com uma escova. Retire as cascas e bata-as no liquidificador com água. Leve ao fogo com o açúcar e a canela. Cozinhe em fogo brando até dar o ponto de geléia.

Recheio de bagaço de Laranja

INGREDIENTES:
Bagaço de 4 laranjas
6 colheres de açúcar
4 gemas
1 colher de sopa de manteiga ou margarina
500 g de creme de leite.

MODO DE PREPARO:
Pique o bagaço da laranja em pedaços grandes. Coloque numa panela o bagaço picado, o açúcar e as gemas, leve ao fogo e misture.
Acrescente a manteiga, mexa bem para dissolver. Deixe esfriar
Bata o creme de leite gelado e misture ao recheio depois de frio.

Mini cuca de banana




Ingredientes:

6 bananas-prata descascadas
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 gema
1/2 xícara (chá) de iogurte desnatado
1 colher (chá) de canela em pó
1/2 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 claras

Modo de Preparo:
Ligue o forno à temperatura média. Amasse 4 bananas, junte 3 colheres (sopa) de azeite, a gema e bata na batedeira até obter um creme. Acrescente o iogurte, a canela e o açúcar e bata por mais 2 minutos. Aos poucos, adicione a farinha de trigo e o fermento peneirados e misture, sem bater. Por último, incorpore as claras em neve e mexa delicadamente. Unte com o azeite restante 14 fôrmas individuais com capacidade para 150ml cada uma, enfarinhe e despeje a massa. Distribua as bananas restantes picadas por cima. Leve ao forno por 30 minutos, ou até que enfiando um garfo ele saia limpo.

Bolo de Musse



Ingredientes

Para a massa:
1 xícara de leite;
1 xícara de óleo;
2 ovos;
2 xícaras de farinha de trigo;
1 xícara de açúcar;
1 xícara de chocolate em pó;
1 colher (sopa) de fermento

Para a musse:
4 ovos;
1 pacote de gelatina de morango em pó;
100g de margarina;
10 colheres (sopa) de chocolate em pó;
1 lata de creme de leite;
1 colher (sopa) de essência de baunilha;
1 lata de leite condensado cozido; raspas de chocolate

preparo
Massa: Bata no liquidificador apenas os ingredientes líquidos. Acrescente os demais e misture bem com uma colher. Coloque a massa em uma forma untada com manteiga e polvilhada com farinha. Asse em forno médio preaquecido.

Musse: Bata as claras em neve e reserve. Na batedeira, coloque as gemas e a manteiga e bata bem. Acrescente o leite condensado cozido e o chocolate e bata mais um pouco. Hidrate a gelatina em meia xícara de água e aqueça em banho-maria até derreter. Espere esfriar e adicione a gelatina à mistura mexendo com uma colher. Coloque o creme de leite, a baunilha e as claras em neve. Misture até ficar homogêno e leve à geladeira por 20 minutos.

Finalização: Corte o bolo em três partes, recheie duas camadas com musse e cubra com o restante do creme. Decore com raspas de chocolate.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Estampa de bolinhas

Clássico e bonitinho

Para todos os gostos

Em uma família em que as duas irmãs comemoram juntas o aniversário, é preciso agradar as aniversariantes na a decoração do bolo. Nesse caso, foi necessário unir música e leitura. Se na ficção Bella Swan e Edward Cullen não tem como tema o sucesso Hey Baby, neste bolo foi possível unir notas musicais, a polêmica aliança da virgindade que os meninos usam e, pelo menos, três capas do sucesso de vendas Crepúsculo.

Cupcake personalisados

OS INCRÍVEIS conta a história de uma família de super-heróis “aposentados” que redescobrem a verdadeira fonte de seus poderes – o amor e o companheirismo. Quando era um dos maiores mascarados defensores da humanidade, Beto Pêra (Sr. Incrível) lutava contra o mal e salvava vidas diariamente. Mas quinze anos depois, ele e sua esposa Helena (Mulher Elástica) foram forçados a assumir identidades civis e retirar-se para o subúrbio. Hoje, eles e todos os outros antigos super-heróis, vivem como simples mortais.

Beto e Helena vivem uma vida comum com seus filhos, Violeta e Flecha, que tentam de qualquer maneira parecerem “normais”. Como funcionário de uma empresa de seguros, agora Beto combate somente o tédio e luta, no máximo, com a balança. Louco por um pouco de ação, o super-herói “excluído” consegue a chance pela qual estava esperando, quando recebe uma misteriosa mensagem e é recrutado para uma missão confidencial em uma ilha distante.

Agora, com o futuro do mundo em suas mãos, a família deverá unir as forças e, mais uma vez, despertar o extraordinário em sua vida familiar.



Tomando como base a logo do filme Os Incríveis, a família Oliveira criou sua marca e personalizou os cupcakes da festa de aniversário.