quinta-feira, 25 de junho de 2009

Tatin de banana




Rendimento: 6 porções

Massa
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
2/3 xícara (chá) de açúcar
100 g de manteiga em temperatura ambiente
¼ colher (chá) de essência de baunilha
Água gelada
Farinha de trigo para polvilhar

Recheio
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de gengibre ralado
1 colher (chá) de canela em pó
1 pitada de cravo-da-índia em pó
10 bananas-prata em rodelas de 2 cm

Caramelo
¾ xícara (chá) de açúcar
75 g de manteiga
Manteiga para untar
Sorvete de creme para acompanhar

Preparo

Massa
Numa tigela, junte todos os ingredientes, incorporando a água aos poucos, até obter uma massa homogênea que desgrude das mãos. Não sove a massa para não deixá-la elástica. Embrulhe em filme plástico e deixe descansar na geladeira por pelo menos 1 hora.

Recheio
Numa panela, derreta o açúcar. Junte a água, o gengibre, a canela e o cravo e ferva por mais ou menos 5 minutos. Acrescente a banana e cozinhe por 7 minutos, até que elas cozinhem mas não se desmanchem.

Caramelo
Numa panela, derreta o açúcar. Junte a manteiga e mexa bem. Espalhe o caramelo quente sobre uma assadeira forrada com papel-manteiga. Deixe esfriar e depois quebre em pedacinhos.

Montagem

Unte uma fôrma de 20 cm de diâmetro e distribua os pedacinhos de caramelo no fundo. Coloque por cima as rodelas de banana, formando uma flor. Não deixe nenhum espaço entre as rodelas de banana.

Em uma superfície enfarinhada, abra a massa numa espessura bem fina e corte-a do tamanho da fôrma. Coloque a massa sobre a banana, fechando a torta. Faça um furo no centro da massa para sair o vapor. Leve ao forno preaquecido a 160ºC e asse por 15 minutos ou até que a massa fique dourada. Desenforme e sirva quente com sorvete de creme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário