
O açúcar é produzido, comercialmente, a partir da cana-de-açúcar ou da beterraba e apresenta-se ao consumidor sob diversas formas.
Tipos de açúcar
Açúcar refinado - O mais comum dos açúcares. São grãos brancos cujo processo de refino se dá pela dissolução do açúcar cristal e remoção do material insolúvel e dos corantes naturais, por métodos físicos e químicos. Nessa ação, o açúcar refinado perde vitaminas e sais minerais.
Açúcar cristal - Não passa por algumas fases do refino (quando lhe são retirados 90% dos minerais) e tem a aparência de pequenos cristais. Por conter sais que absorvem água, umedece com facilidade, tornando-se viscoso, sendo, portanto, de difícil conservação.
Açúcar de confeiteiro - Possui textura muito fina. É obtido através de uma moagem maior, com o acréscimo de amido, que evita a agregação dos cristais. É indicado para glacês, confeitar bolos, enfeitar tortas, doces e pães.
Açúcar light - É uma mistura de açúcar refinado (sacarose) com edulcorantes (sucralose, ciclamato, sacarina).
Açúcar mascavo - Açúcar não-refinado, de sabor muito parecido com o da rapadura e de cor amarelo-escura. É bastante úmido, feito com grande quantidade de melaço. Extraído da cana de açúcar, não passa por processo de refinamento e possui vitaminas como A, D, E, C e as do complexo B.
Açúcar orgânico - Produto de granulação uniforme e sem aditivo químico, diferentemente dos refinados que, em seus processos de industrialização são adicionados produtos. Além disso, a embalagem do produto é biodegradável. Tem valores nutricionais similares ao mascavo.
Açúcar demerara - É um tipo de açúcar cristal, porém de coloração mais escura pelo fato de não sofrer processo de branqueamento. Adoça menos que o refinado, mas é mais doce que o mascavo. Apresenta valores nutricionais similares ao mascavo.
Frutose - Extraída das frutas, do mel e muitas vezes do milho. A frutose fornece a mesma quantidade de calorias que o açúcar refinado.
Adoçantes dietéticos não-calóricos - Possuem zero calorias. Têm poder adoçante muito maior do que o açúcar refinado (entre 30 e 200 vezes). Exemplos: sacarina, acessulfame-k, ciclamato de sódio, sucralose e estévia.
Muito se fala sobre os males causados pelo consumo do açúcar refinado, uma vez que trata-se de um alimento altamente calórico e sem valor nutricional, entretanto não devemos considerá-lo como o único “vilão” contra a boa saúde, haja vista que inúmeros danos à saúde são causados por uma dieta alimentar desequilibrada.
Dicas para seguir dietas equilibradasAlgumas dicas para seguir deitas equilibradas:
* Focalizar em frutas. Coma uma variedade de frutas. Dê preferência às frutas ao invés de sucos. Para uma dieta de 2.000 calorias vocês precisará de em torno de 2 xícaras de frutas por dia (por exemplo 1 banana, 1 laranja grande e mais 1/4 de xícara de pêssegos).
* Variar nos vegetais. Coma mais feijões e ervilhas; vegetais verde-escuros como brócolis e couve; vegetais laranja como cenoura, batata-doce e abóbora.
* Ingerir alimentos ricos em cálcio. Obtenha diariamente 3 xícaras de laticínios com pouca gordura ou livres de gordura.
* Ter metade dos grãos integrais. Coma pelo menos 85 gramas de cereais integrais diariamente.
* Procurar a proteína magra. Escolha carnes magras cozidas, assadas ou grelhadas. Adicione variedade às proteínas - com mais peixe, feijões, ervilhas, nozes.
CURIOSIDADE:
O açúcar refinado contém substâncias que estimulam o cérebro a produzir serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e prazer.
Fonte:
Wikipédia, a enciclopédia livre.
http://www.diariopopular.com.br/19_05_07/centralvivabem1.html
http://www.copacabanarunners.net/dietas-equlibradas.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário